Uma tendência mundial

Cross Media é uma tendência mundial de convergência entre as diversas mídias.

Uma campanha cross media usa diversos canais de comunicação (rádio, televisão, APPs de aparelhos móveis on-line, sites e redes sociais na internet, mídia impressa, etc.), todas as formas de interação e interatividade em ações promocionais, publicitárias e informativas, para propagar uma mensagem.

O conceito de Cross Media vem sendo utilizado para potencializar ações de marketing de maneira massiva, onde o público alvo é bombardeado com muitas mensagens e conteúdo, sem ele se dar conta de que tudo faz parte de uma campanha maior.

Um Case como exemplo

Um bom exemplo é a campanha “Devassa Bem Loura” da cerveja Devassa que teve Paris Hilton como garota propaganda. Inicialmente, um teaser foi veiculado em emissoras de televisão mostrando uma mulher loira misteriosa, mas não deixava o rosto da atriz à mostra. O comercial convidava o público a acessar o site da Devassa, onde os visitantes se deparavam com a imagem de uma fechadura e uma mensagem chamando a todos para postar tweets com a hashtag #bemmisteriosa.

Nas emissoras de rádio foi desenvolvido um jingle da campanha incentivando os acessos ao site.

O mais interessante era que a cada novo tweet a imagem, aos poucos, ia se revelando até que a celebridade fosse totalmente descoberta.

No dia em que a imagem da loira misteriosa foi totalmente revelada, a Devassa veiculou uma propaganda nos meios de comunicação (televisão, jornais, revistas, rádios, sites e mídias sociais) com o slogan: “ela chegou, bem na hora, bem loura”. Em todas as mídias era explorada a imagem ou a voz de Paris Hilton, no Brasil.

Cada mídia foi criada para um meio de comunicação específico e não apenas adaptada. O grande “gatilho” para o desfecho da campanha foi a mobilização que gerou um número gigantesco de comentários. No mesmo dia em que a meta foi atingida todos os meios de comunicação foram autorizados a reproduzir a campanha final. Este é um dos melhores exemplos de Cross Media no Brasil.

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